segunda-feira, 7 de abril de 2025

Acordes com alteração cromática parte 4: Acorde Sexta Aumentada.


Dando sequência a nossa série sobre acordes alterados (Vê primeira (LINK), segunda (LINK) e terceira partes (LINK).

Acordes de Sexta Aumentada (SA) são acordes que foram alterados para incluir o intervalo de uma 6ª aumentada. Por apresentarem uma sonoridade única e diversa dos acordes diatônicos eles recebem uma análise especial.

São chamados de acordes Sexta Aumentada (SA) aqueles que sofrem alterações cromáticas e apresentam o intervalo de sexta aumentada entre as vozes extremas (grave e aguda). Podemos listar (sem pensar muito) pelo menos uma dezena de acordes que se encaixam nessa descrição. 

Contudo, para nessa publicação vou me deter nas quatro categorias mais comumente estudadas na material de harmonia tradicional. São elas:

Acordes de Sexta Aumentada (SA):

Italiano;

Francês;

Germânico;

Suíço.


Observação: Não vou tratar o porquê do uso dessa nomenclatura. 


Características:

São acordes que assumem uma função de “dominante” dessa formam sugerem uma resolução em outro acorde.

Para facilitar a visualização desses acordes podemos ilustrá-los como acordes de IV e ii de uma tonalidade maior e que se apresentam na primeira ou segunda inversões que sofreram alterações cromáticas em alguns de seus graus.

Seguindo a ideia dos SA se apresentarem como inversões do IV ou ii de uma tonalidade maior, podemos dizer que as notas estarão nas posições da fundamentais serão o 4º ou 6º (alterados cromaticamente) de uma escala maior. 

Exemplo 1: o acorde de IV de Dó maior é Fá maior que na sua primeira inversão apresenta a nota lá na posição de fundamental, ou seja, o 6º grau da escala de Dó Maior. Nesses texto chamaremos esses casos de F6. 

Exemplo 2: o acorde de ii de Dó maior é Ré menor que na sua segunda inversão apresenta a nota fá na posição de fundamental, ou seja, o 4º grau da escala de Dó Maior. Nesses texto chamaremos esses casos de F4. 


Claro, toda essa nomenclatura é para fins de compreensão do conteúdo desse texto.


Aplicação

Os SA como se apresentam no modo maior podem ser usados de forma muito prática na tonalidade homônima menor. Ou seja, os SA “construídos” na tonalidade de Dó Maior podem ser usados na tonalidade de Dó menor (na forma harmônica).   

Resoluções mais comuns no modo maior:


As mais comuns dos SA F6 são sobre os acordes de V e I6/4. Já os SA F4 são sobre o iii e o I6.

Resoluções mais comuns no modo menor:

As mais comuns dos SA F6 quanto F4 é sobre o acorde de bIII ou sua primeira inversão.

Claro, que podemos experimentar outras possibilidades para resoluções desses acordes. O limite é a criatividade e o bom senso.


Alguns experimentos:

Aqui vou mostrar duas formas onde experimentei os SA em contextos diferentes dos apresentados.

- como acorde pivô numa modulação rápida:


Aqui pulo para graus de tonalidades diretamente com os SA.

A. Como acorde de passagem;

B. Utilizando SA construído no contexto de outras tonalidades como acordes de Dominante secundaria;

C. Como acorde ornamental entre um acorde e sua repetição.

Usar os acordes SA F4 num contexto de cadência Plagal ou Semi Plagal.



Diferença entre SA FR e SA SUI: Uma questão de gramática.

Aqui é uma mera questão de gramatica musical que ajuda a direcionar a resolução das notas que sofrem alteração cromática. Num contexto de resolução mais comuns desses acordes teremos: FR resolvendo num V e o Sui resolvendo I6/4. A diferença em SA Fr e SA Sui se dar por causa grafia de como os acordes são escritos e de como pequenas alterações podem ter significados diferentes dentro da gramática da linguagem musical.   


As notas Ré# e Mib dentro do nosso padrão de afinação atual compartilhares a mesma frequência - Ré#3 = 155,563hz assim como Mib3 = 155,563hz – em outras palavras, acusticamente são a mesma nota. Contudo em termo da gramática musical o uso da nomenclatura Ré# ou Mib muda radicalmente o sentido de uso e significado dentro da linguagem musical. Já que é uma convenção (não escrito, mas usual) que uma nota que sofre uma alteração cromática dentro de uma acorde ou melodia num contexto irá “resolver” ou se encaminhar numa determinada direção dependendo a alteração escrita. No nosso caso, temos uma nota Mib no acorde SA FR, essa irá se mover em direção descendente buscando a nota “natural” (ou da tonalidade mais próxima. O exemplo está em Dó Maior) mais próxima no caso Ré. Já o Ré# no SA Sui irá fazer o mesmo no sentido contrário buscando a nota Mi.


Bom, espero que tenham gostadoAqui encerramos nossa "tetralogia" sobre os acordes com alteração cromática

Se você puder e quiser colabore com o Parlatório Musical (LINK




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