Dando sequência a nossa série sobre acordes alterados (Vê primeira (LINK) e a segunda partes (LINK).
O acorde Napolitano (N) é construído sobre um acorde que sofre alterações cromáticas no seu primeiro e quinto graus (são rebaixados um semitom). Ele recebe esse nome por estar associado a compositores italianos associados a “Escola Napolitana” dos séculos XVII e XVIII como: A. Corelli; A. Scarlatti e Pergolesi. Mas ele foi usado por compositores de outras nacionalidades e de períodos e estilos diferentes, Como: Haydn; Beethoven e R. Wagner.
Detalhes técnicos:
a). O acorde Napolitano (N) difere do acorde SubV em sua aplicação. Enquanto o acorde SubV segue para resolver no I. O acorde N segue para resolver normalmente no V grau;
b). Na harmonia tradicional, o N é utilizado de forma geral na primeira inversão.
c). A resolução do N é normalmente sobre um acorde com função de dominante e suas inversões e em alguns casos no acorde I na segunda inversão.
Analise de exemplos:
Ex. 1 – Aqui temos uma fórmula de resolução clássica do acorde N;
Ex. 2 – No modo menor o N também é utilizado. Contudo, de forma menos comum;
Ex. 3,4 e 5 – Uma resolução do acorde N sobre acordes invertidos de V7 e acordes com função de dominante.
Os exemplos #6 a #9 trazem situações incomuns do uso do N.
Ex. 6 – Em algumas situações a melodia permite o uso do N para harmonizar o canto dado que contenha uma nota harmonizada por um acorde que fique entre o acorde N e V7.
Ex. 7 – Aqui temos uma Dominante Secundária (V/V) entre o N e o V.
Ex 8 – Nesse exemplo temos o acorde N transformando pelo movimento de uma única voz (tenor).
Ex 9 – Aqui uma situação rara mais possível. Uma marcha harmônica onde o N segue para um (V/V) de um acorde que não tem função de dominante.
Ex. 10 – Aqui temos um exemplo do uso do N dentro de uma marcha harmônica num modo menor.
Ex. 11 – Outra situação rara é utilizar um acorde de V/V do N.
Ex. 12 – Uma fórmula de preparação bastante eficiente do N dentro do modo menor.
Ex. 13 – Aqui temos alguns exemplos de usos do N como acorde pivô para contexto de modulação.
Bom, espero que tenham gostado.
A seguir teremos a quarta parte: Acordes de Sexta Aumentada.
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