Organizado por Marcello Ferreira Soares Junior
Elementos
formais da música: Intervalos musicais
O termo intervalo
dentro da teoria musical é utilizado para designar a distância acústica entre
dois sons. Os intervalos musicais têm as seguintes classificações:
Melódico: sons sucessivos.
Harmônicos: sons simultâneos.
Os intervalos melódicos são divididos em
seis categorias:
Ascendente: quando a primeira nota é
seguida de outra mais aguda.
Descendente: quando a primeira nota é
seguida de outra mais grave.
Conjuntos: quando as notas que se sucedem
são vizinhas diretas.
Disjuntos: quando as notas que se sucedem
são vizinhas indiretas.
Simples: quando os intervalos encontram-se
no âmbito de uma oitava.
Vamos analisar de
acordo com as classificações e categorias que já vimos:
Aqui o intervalo é melódico, ascendente,
disjunto e simples.

Identificando
os intervalos
Na música
ocidental, o menor intervalo entre duas notas é o semitom, já o maior a oitava.
Uma oitava é formada pela soma de 12 semitons dispostos de forma consecutiva.
Esta organização recebe o nome de Escala Cromática.
Tipos
de intervalos
Dentro de uma
oitava podemos encontrar outros 11 intervalos menores. Os intervalos dentro da
oitava podem ser:
·
Segundas; Terças; Quartas; Quintas; Sextas;
Sétimas.
Elas também estão divididas em:
·
Maiores;
·
Menores;
·
Justos;
·
Diminutos;
·
Aumentados;
·
Tritono.
Eles recebem
essas denominações de acordo com a distância acústicas da nota tomada como
referencia e o número de semitons entre duas notas (no exemplo temos a nota Dó
como referencia).
Muitas vezes, um intervalo com o mesmo
número de semitons terá nomenclaturas diferentes, isso ocorrerá dependendo do
contexto onde se encontra esse intervalo.
Inversão dos intervalos
A inversão dos intervalos musicais ocorre
quando as notas de um intervalo mudam de posição em relação anota de
referencia. Por exemplo: um intervalo ascendente tornasse descendente
utilizando as mesmas notas.
Para
facilitar a compreensão dos intervalos utilizamos cinco regras básicas:
·
Quando um intervalo maior é invertido ele
se torna menor (e vice-versa);
·
O tritono não sofre inversão;
·
A inversão de um intervalo justo irá
resultar em outro intervalo justo;
·
As 2ª ßà 7ª; As 3ßà 6ª.
A escala Maior
Uma escala é um conjunto de intervalos,
onde usamos os semitons para organizar o local de cada nota na escala.
Na
escala de maior temos setes notas, já os intervalos entre elas são os
seguintes:
Essa sequência de
tons e semitons irá forma todas as escalas maiores.
Acordes
Os
acordes básicos, as tríades, são conjuntos de três notas de uma determinada
escala “empilhados” em intervalos de terças Maiores e menores. Cada nota tem
uma designação:
Tônica
– dá nome é a nota (raiz) principal de um acorde;
Terça
– determina se o acorde será maior ou menor;
Quinta
– determina se o acorde será justo, aumentado ou diminuto.
Como empilhar as terças para forma uma
acorde?
Vamos
tomar como exemplo o acorde de Dó maior.
Vamos
pegar a escala de dó maior e sobrepor à nota dó.
O
acorde Maior é formado por uma terça Maior se guinda e uma terça menor. O
acorde menor é o inverso 3ª menor seguida de uma 3ª Maior.
Exemplo:
acorde de Ré menor.
“Tabua” dos acordes
Campo Harmônico
São
os acordes formados sobre as notas de uma determinada escala (no exemplo temos
a escala de Dó Maior). Formando o conjunto de acordes usados em uma determinada
tonalidade.
Um comentário:
Gostaria de usar alguns textos do seu blog como referência, mas para isso seria importante que você informasse sua formação e suas referências de pesquisa ou Poderia informar um e-mail p contato.
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