domingo, 22 de março de 2020

Métrica: Inícios e terminações de frases.

                                                                                                        Organizado por Marcello Ferreira Soares Junior

Nessa última postagem da série sobre métrica e fraseologia irei abordar as estruturas de inicio e termino de frases musicais pela perspectiva das estruturas métricas.

 Esse post será direto sem muitas analises. Apenas irei apresentar os conceitos e exemplos.

Inícios

Podemos ter dois tipos de início de frases: 

A. Tético: Inicia na parte forte do primeiro tempo de um compasso.


B. Anacruse: A frase inicia na parte fraca de um compasso. Ou como diria Med:
“As notas iniciais precedem o início do compasso” (MED pág. 147).



figura 1

Também são considerados ocorrência de anacruse nos seguintes casos:

1     → Notas que precedem uma mudança de compasso.

figura 2

  →  Mudança de tonalidade.

figura 3



 →  Mudança de andamento.

figura 4

C. Acéfala: Quando a parte forte do primeiro tempo apresenta uma pausa.

figura 5

Bohomil Med faz uma classificação dos tipos de inícios de frases baseado na duração das figuras dentro dos compassos.
figura 6


Anacruse: “Quando as durações das figuras abrangem menos da metade de um compasso simples [binário ou quaternário] e menos de 2/3 de um compasso ternário ou qualquer compasso composto”.

figura 7


Acéfalo: “Quando as durações das figuras abrangem mais da metade de um compasso simples [binário ou quaternário] e mais de 2/3 de um compasso ternário ou qualquer compasso composto”. (Med pág. 149)

figura 8


Terminações

Podemos ter dois tipos de terminações de frases:


Masculina ou truncada: Quando a frase termina no tempo forte de um compasso.


figura 9


Feminina ou plana: Quando a frase termina no tempo fraco de um compasso.

figura 10


Vamos dá uma olhada no exemplo abaixo. Nele temos as primeiras frases do coral Schmücke dich, o Liebe Seele.

figura 11 - Schmücke dich, o Liebe Seele.

Temos bem claras as ocorrências de inícios tético (primeiro compasso) e uma terminação masculina ou truncada e um início anacruse e uma terminação feminina ou plana.

Figura 12 - Herzlich tut mich verlangen.
 Na figura 12, temos a última frase do coral Herzlich tut mich verlangen onde observamos um início anacruse e uma terminação masculina.

Figuras 13 - Nun komm, der Heiden Heiland.

Na figura 13, temos a primeira frase do coral Nun komm, der Heiden Heiland onde temos um início tético e uma terminação feminina.

Podemos várias sem ficar presos a padrões. Contudo é importante colocar que cada gênero ou estilo musical irá ter seus padrões dominantes. Por exemplo, nos corais a quatro vozes harmonizados por J. S. Bach teremos uma grande ocorrências de frases que se iniciadas téticas irão ter terminações masculinas ou truncadas e frases iniciadas de forma anacruse irão apresentar terminações femininas ou planas.

Bom, espero que seja uma boa introdução aos conceitos apresentados. Sugiro sempre a busca de bons livros de teoria e fraseologia.

Para esse texto utilizei como referência:

Teoria Musical - Bohomil Med
Fraseologia Musical - Esther Scliar
Curso de Formas Musicales - Jorquin Zamacois







Nenhum comentário:

Harmonia Modal 2: Os acordes por Quartas

  Por Marcello Ferreira Soares Jr Oi pessoal, antes de começar sugiro ao leitor que leia o artigo anterior sobre Harmonia Modal ( LINK ). A ...