Organizado por Marcello Ferreira Soares Junior
Durante a Idade Média até o Renascimento a música foi classificada dentro de um sistema de disciplinas científicas chamadas de Trivium e Quadrivium. Isso se deu com a "redescoberta" na Idade média da Paidéia que foi então reintroduzida na educação inicialmente de religiosos e em seguida nas elites aristocráticas e intelectuais renascentistas.
O conhecimento intelectual era dividido entre as sete artes liberais: Gramática, Lógica, Retórica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
O termo Quadrivium, que significa o cruzamento de quatro ramos ou caminhos. O Quadrivium se voltava para observação do universo representado pelo número, pelo espaço, pela vibração e pelo tempo. Ele é composto por aritmética (a teoria do número), música (a aplicação da teoria do número na vibração, no ritmo e as dinâmicas), geometria (a teoria do número no espaço) e astronomia (a aplicação da teoria os movimentos observáveis do corpos celestes).
O Quadrivium formado era pelas quatro artes liberais das “coisas” - aritmética, geometria, música e astronomia. Ele era a forma de entender, medir, reproduzir e vislumbrar a natureza da realidade.
O número é a linguagem do Quadrivium dentro de cada disciplina era aborda um objeto diferente:
O Matemática é o número como linguagem universal que traduz o universo.
A Geometria é o número traduzindo o espaço.
A Música é o número traduzindo o tempo e as vibrações.
A Astronomia representa o número tradutor dos movimentos observáveis do corpos celestes.
De acordo com a ideia central do Quadrivium Número, Música e a Geometria são verdades metafísicas e modelos de beleza.
O Quadrivium é uma espécie de “precursor” das ciências físicas modernas.
Observação: A Editora É Realizações editou no Brasil um titulo organizado por John Martineau que vale a pena a consulta.
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