quinta-feira, 6 de abril de 2023

Mapa de uso das funções nas tonalidades maiores.

                                                                                                                            Por Marcello Ferreira Soares Junior

Oi Pessoal! Trago para vocês um "mapa guia" apresentando algumas possibilidades de sequências harmônica nas tonalidades maiores. 

Bom, esse material não deve ser tratado como algo definitivo. Na verdade, você pode criar o seu de acordo com suas preferências. A proposta aqui é só dispor essa ideia para compositores de todos tipo de música. 

E lembremos, a teoria musical é fruto da observação das práticas e não um conjunto de "Leis Sacrossantas" que estão escritas na rocha na montanha sagrada! 😱

👀Como funciona o quadro? 

1. Identificação dos graus e qualidade dos acordes. Uso os graus referentes a cada acorde dentro de uma tonalidade.

Por exemplo, digamos que estamos compondo na tonalidade Dó Maior. Então, o acorde de dó maior que é o primeiro acorde do campo harmônico da tonalidade e ele será identificado com o numeral romano I em caixa alta. O número para indetificar sua posição no campo harmônico e a "caixa alta" para identificar sua qualidade como acorde maior.

Já o acorde de ré menor que é o segundo acorde do campo harmônico de Dó maior será identificado com o número romano ii em caixa baixa. Da mesma forma o número para indetificar sua posição no campo harmônico e a "caixa baixa" para identificar sua qualidade como acorde menor.


Também uso os sinais de (#) sustenido e (b) bemol. E os numerais usados para designar as dissonâncias sobre as tríades, exemplo: 7, 7b. Ou para marcar inversões da tríade, exemplos: primeira inversão 6, segunda inversão 6/4. 

2. Uso as setas para indicar "para onde ir" partindo de um determinado acorde. O uso de setas com duas direções, indicam casos nos quais você pode "ir" para um acorde e "voltar" para o acorde inicial (bate e volta). 

Tendo isso em mente experimentem e divirtam-se fazendo música! 


CLIQUEM NAS IMAGENS PARA AUMENTÁ-LAS!

Nenhum comentário:

Harmonia Modal 2: Os acordes por Quartas

  Por Marcello Ferreira Soares Jr Oi pessoal, antes de começar sugiro ao leitor que leia o artigo anterior sobre Harmonia Modal ( LINK ). A ...