Harmonia básica – Dicas Rápidas [sistema receita de bolo]
Cadências
Basicamente temos dois tipos de cadencias: Simples e Compostas.
1. As cadencias Simples são aquelas formadas por apenas dois acordes diferentes, por exemplo: I à V à I.
Podemos subdividir as cadencias simples em:
A] Autênticas perfeitas e imperfeitas. Formula [I à V à I; I6 à V à I]
A.1. Perfeitas: quando a sensível esta no soprano e resolve na tônica.
A.2. Imperfeitas: quando a sensível não esta no soprano e resolve na tônica.
Ilustração 1-autênticas perfeitas e imperfeitas
B] Plagais perfeitas e imperfeitas. Formula [I à IV à I; I6 à IV à I]
B.1. Perfeitas: quando a nota comum esta no soprano.
B.2. Imperfeitas: Quando há movimento na melodia do soprano; ou quando o acorde de IV esta na primeira inversão; ou quando não há movimento no soprano, mas o acorde de I grau cai no tempo fraco do compasso.
Ilustração 2-Plagais perfeita e imperfeita
*Observação: evitar que a fundamental que esta no baixo do IV faça o movimento descendente quando a fundamental também estiver no soprano.
2. As cadencias Compostas são aquelas formadas por mais de dois acordes diferentes, por exemplo: IV à V à I.
Ilustração 3-formulas ritmicas
Observações: Quando tivermos num mesmo compasso os acordes de IV e V graus. Os acordes devem seguir as seguintes formulas de divisão:
C.1. Cadencia Composta tipo: IV à I6/4 à V à I.
1- o acorde de I grau com a quinta no baixo tem as notas comuns sempre ligadas.
2- o acorde de I6/4 duplica a quinta.
3-o acorde de IV NUNCA (tudo bem que nunca é uma palavra um tanto forte, digamos que é melhor evitar) deve esta no mesmo compasso do de I6/4 e V [mesmo que haja espaço no compasso].
4-veja no exemplo que a melhor posição para o acorde de I6/4 é com a fundamental no soprano.
Ilustração 4-Cadencia composta com I grau na segunda inversão
Semicadencia.
É um tipo de cadencia que se resolve não no I grau e sim no IV ou V. temos dois tipos: semi-autentica e semi-plagal.
D.1. Semi-autentica quando resolve no V grau.
D.2. Semi-plagal quando resolve no IV grau.
Ilustração 5-formulas de semi-cadencia e
semi-autêntica
Ilustração 6-semi-plagal
Como Organizar um coral de oito compassos.
Basicamente todo coral é dividido em frases de 4 compassos, normalmente os exercícios sempre tem 8 ou 16. Ao final de cada frase sempre devemos ter uma cadencia ou semicadencia. As Autênticas perfeitas [CD] [simples ou compostas] devem sempre ficar no ultimo compasso, pois esta cadencia tem um sentido de conclusão. Já todas as demais [Autentica imperfeita; as plagais e as semi-cadencias], podem ficar no meio do coral, de preferência no meio do coral é sempre melhor usar as semi-cadencias [SC]. Veja os esquemas:
Ilustração 7-exemplo de estrutura harmônica de um coral
Nenhum comentário:
Postar um comentário