A
música popular (que inclui todos os gêneros musicais cotidianos: MPB, Rock,
Samba, Pop e etc.) apresenta, de forma resumida, três elementos básicos que
sinalizam o desenho da forma nas composições:
1.
Melodia: A melodia (do Grego μελῳδία - melōidía,
"canção, canto, coral") é uma sucessão coerente de sons e silêncios
dentro de uma sequência linear com identidade própria. No caso da musica
popular o termo “melodia” sempre é usado para assinalar a voz principal. O
desenho da melodia da voz principal dá sentido de início e fim a um trecho ou a
uma composição. Ex.:
Parabéns para você (domínio público); Mercedes
Benz (Janis Joplin).
2. Riff: Segue o mesmo conceito de melodia,
contudo, o termo riff é aplicado a trechos melódicos produzidos pelos
instrumentos. E muito comum no rock e pop o riff esta ligado a instrumentos
como a guitarra, teclado ou outros como o saxofone. Ex.: Riff de guitarra Whola Lotta
Love (Led Zeppelin); Teclado/Sintetizador em Jump (Van Halen); Saxofone em Who
Can You Be Now (Men At The Work).
Arranjo: Basicamente é o processo de organizar e elaborar diferentes aspectos da instrumentação, vozes, harmônia. Diferentes partes de uma canção podem ter diferentes
arranjos. Ou um canção pode sofrer um "releitura" através do arranjo (a releitura pode partir
da instrumentação, passando por alterações na harmônia ou transposição de um gênero
musical para outro.
3.
Instrumentação: Conjunto
de instrumentos utilizados numa composição ou um trecho musical. A variação ou
modificação da instrumentação ou das funções dos instrumentos pode marcar um
novo evento dentro da forma musical. Ex.: O riff inicial da canção Holiday (Green Day) que depois no final
da canção é tocado pelo baixo. O riff de guitarra com efeitos sintetizados que
introduz o refrão de Sixteen Saltines
(Jack White).
¯Unidades
de segmentação
Vamos chamar as “partes” que constituem uma canção de Unidades de Segmentação. Vamos aqui
descrever cada uma das Unidades de
Segmentação e apresentar sua função, além de exemplificar seu funcionamento
dentro de uma composição.
Introdução ou Intro:
indica o inicio da composição. Qualquer elemento do interior de uma composição
pode ser usado com introdução: Riff, Refrão etc. Ex.: Em Walk Is Way (Aerosmith) O riff de guitarra é usado como Intro; em Rolling In The Deep (Adele) a estrofe
introduz a canção; em All My Loving
(Beatles) o refrão introduz a canção; O trecho instrumental da Introdução de Dance The Night Away (Van Halen) não
repente na música.
Estrofe:
é onde temos a melodia do vocal principal com os trechos iniciais da letra da
canção. Ela é repetida dentro da canção. Em cada apresentação se repete a mesma
melodia da forma mais exata possível para facilitar sua apreensão. A estrofe é
repetida no mínimo duas vezes, com ou sem o mesmo texto. Também podemos ter
duas estrofes com melodias diferentes numa mesma canção, mas isso é um caso de
exceção.
Ponte ou Pré-Refrão:
A Ponte é um mecanismo de ligação das partes da composição. Ela pode ser um
trecho melódico vocal ou instrumental. Ela é chamada, muitas vezes, de
Pré-Refrão quando antecipa e\ou cria a expectativa para o Refrão. A ponte
também pode ligar o Refrão a outros trechos da forma como o Refrão e outra
Estrofe, ou o Refrão ao Solo.
Ex.:
·
Como Pré-Refrão: trecho da canção Bad (Michael Jakcson) onde se inicia
texto “Say the sky’s the limit...” até o Refrão;
·
Como ligação do Refrão e Estrofe: trecho da
canção I Want To Hold Your Hand (Beatles)
onde se inicia texto “And when I touch you, I feel happy inside...” até o
Refrão.
Intermezzo:
É a versão instrumental da Ponte. Também é chamada de intermezzo e pode ser um
riff ou um trecho musical mais elaborado.
Ex.:
·
Como Pré-Refrão: trecho da canção More Than A Feeling (Boston) duo de
guitarras que antecipa o Refrão;
·
Como ligação do Refrão e Estrofe: Riff de
guitarra da canção Walk Is The Way (Aerosmith).
Refrão:
É o trecho onde a composição popular alcança seu auge. Ela traz em seu texto a
frase ou sentença (normalmente que dá titulo a composição), como um elemento
afirmação do tema tratado na letra. Sua melodia na maioria dos casos é
diferente daquela que encontramos na estrofe e na ponte. Esta melodia se
caracteriza por ser mais marcante, e em muitos casos, ela é reforçada por
elementos vocais (backing vocais) da
instrumentação (como riff). Além de ser de longe o elemento mais repetido da
forma numa composição. Por este motivo é sempre o trecho mais lembrado de uma
canção.
Solo:
podemos dizer que o solo é a versão instrumental (ou às vezes vocal) do refrão.
Contudo é comum haver composições sem solos. O solo pode ser executado por
qualquer instrumento ou voz. Alguns solos são tão ou mais famosos que os
refrãos das composições que participam.
Ex.:
·
Solo instrumental: solo de guitarra de Stairway To Heaven (Led Zeppelin); solo
de violino de Dust In The Wind
(Kansas).
·
Solo vocal: vocalize de The Great Gig In The Sky (Pink
Floyd).
Quadro de exemplos
de descrição da forma:
FUsar as legendas: Introdução (Intro);
Estrofe (E); Pré-refrão (Pr); Ponte (P); Refrão (R); Intermezzo (I); Solo (S).
O método sugerido nesta postagem pode ser incrementado pelo analista. Por exemplo: analisar os aspectos ritmo e métricos dos diferentes trechos. Analisar as variações da instrumentação e/ou a função da instrumentação (ou instrumentos) dentro da estrutura.
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