quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Analisando a forma na música popular


A música popular (que inclui todos os gêneros musicais cotidianos: MPB, Rock, Samba, Pop e etc.) apresenta, de forma resumida, três elementos básicos que sinalizam o desenho da forma nas composições:

1.    Melodia: A melodia (do Grego μελῳδία - melōidía, "canção, canto, coral") é uma sucessão coerente de sons e silêncios dentro de uma sequência linear com identidade própria. No caso da musica popular o termo “melodia” sempre é usado para assinalar a voz principal. O desenho da melodia da voz principal dá sentido de início e fim a um trecho ou a uma composição. Ex.: Parabéns para você (domínio público); Mercedes Benz (Janis Joplin).

2.    Riff: Segue o mesmo conceito de melodia, contudo, o termo riff é aplicado a trechos melódicos produzidos pelos instrumentos. E muito comum no rock e pop o riff esta ligado a instrumentos como a guitarra, teclado ou outros como o saxofone. Ex.: Riff de guitarra Whola Lotta Love (Led Zeppelin); Teclado/Sintetizador em Jump (Van Halen); Saxofone em Who Can You Be Now (Men At The Work).

   Arranjo: Basicamente é o processo de organizar e elaborar diferentes aspectos da instrumentação, vozes, harmônia. Diferentes partes de uma canção podem ter diferentes 
     arranjos. Ou um canção pode sofrer um "releitura" através do arranjo (a releitura pode partir
     da instrumentação, passando por alterações na harmônia ou transposição de um gênero
     musical para outro. 

3.    Instrumentação: Conjunto de instrumentos utilizados numa composição ou um trecho musical. A variação ou modificação da instrumentação ou das funções dos instrumentos pode marcar um novo evento dentro da forma musical. Ex.: O riff inicial da canção Holiday (Green Day) que depois no final da canção é tocado pelo baixo. O riff de guitarra com efeitos sintetizados que introduz o refrão de Sixteen Saltines (Jack White).

¯Unidades de segmentação

Vamos chamar as “partes” que constituem uma canção de Unidades de Segmentação. Vamos aqui descrever cada uma das Unidades de Segmentação e apresentar sua função, além de exemplificar seu funcionamento dentro de uma composição.

Introdução ou Intro: indica o inicio da composição. Qualquer elemento do interior de uma composição pode ser usado com introdução: Riff, Refrão etc. Ex.: Em Walk Is Way (Aerosmith) O riff de guitarra é usado como Intro; em Rolling In The Deep (Adele) a estrofe introduz a canção; em All My Loving (Beatles) o refrão introduz a canção; O trecho instrumental da Introdução de Dance The Night Away (Van Halen) não repente na música.

Estrofe: é onde temos a melodia do vocal principal com os trechos iniciais da letra da canção. Ela é repetida dentro da canção. Em cada apresentação se repete a mesma melodia da forma mais exata possível para facilitar sua apreensão. A estrofe é repetida no mínimo duas vezes, com ou sem o mesmo texto. Também podemos ter duas estrofes com melodias diferentes numa mesma canção, mas isso é um caso de exceção.

Ponte ou Pré-Refrão: A Ponte é um mecanismo de ligação das partes da composição. Ela pode ser um trecho melódico vocal ou instrumental. Ela é chamada, muitas vezes, de Pré-Refrão quando antecipa e\ou cria a expectativa para o Refrão. A ponte também pode ligar o Refrão a outros trechos da forma como o Refrão e outra Estrofe, ou o Refrão ao Solo.
Ex.:
·         Como Pré-Refrão: trecho da canção Bad (Michael Jakcson) onde se inicia texto “Say the sky’s the limit...” até o Refrão;
·         Como ligação do Refrão e Estrofe: trecho da canção I Want To Hold Your Hand (Beatles) onde se inicia texto “And when I touch you, I feel happy inside...” até o Refrão.

Intermezzo: É a versão instrumental da Ponte. Também é chamada de intermezzo e pode ser um riff ou um trecho musical mais elaborado.
 Ex.:
·         Como Pré-Refrão: trecho da canção More Than A Feeling (Boston) duo de guitarras que antecipa o Refrão;
·         Como ligação do Refrão e Estrofe: Riff de guitarra da canção Walk Is The Way (Aerosmith).

Refrão: É o trecho onde a composição popular alcança seu auge. Ela traz em seu texto a frase ou sentença (normalmente que dá titulo a composição), como um elemento afirmação do tema tratado na letra. Sua melodia na maioria dos casos é diferente daquela que encontramos na estrofe e na ponte. Esta melodia se caracteriza por ser mais marcante, e em muitos casos, ela é reforçada por elementos vocais (backing vocais) da instrumentação (como riff). Além de ser de longe o elemento mais repetido da forma numa composição. Por este motivo é sempre o trecho mais lembrado de uma canção.

Solo: podemos dizer que o solo é a versão instrumental (ou às vezes vocal) do refrão. Contudo é comum haver composições sem solos. O solo pode ser executado por qualquer instrumento ou voz. Alguns solos são tão ou mais famosos que os refrãos das composições que participam.
Ex.:
·         Solo instrumental: solo de guitarra de Stairway To Heaven (Led Zeppelin); solo de violino de Dust In The Wind (Kansas).
·         Solo vocal: vocalize de The Great Gig In The Sky (Pink Floyd).

Quadro de exemplos de descrição da forma:

FUsar as legendas: Introdução (Intro); Estrofe (E); Pré-refrão (Pr); Ponte (P); Refrão (R); Intermezzo (I); Solo (S).


O método sugerido nesta postagem pode ser incrementado pelo analista. Por exemplo: analisar os aspectos ritmo e métricos dos diferentes trechos. Analisar as variações da instrumentação e/ou a função da instrumentação (ou instrumentos) dentro da estrutura.  


Nenhum comentário:

Música Barroca instrumental.

Vou nesse texto falar de forma genérica de aspectos da música instrumental do Período Barroco sem me deter a especificidades ou ao rigor de ...