terça-feira, 12 de novembro de 2019

Métrica e outros aspectos (tópicos de teoria básica).

                                                                                                    Organizado por Marcello Ferreira Soares Junior
Oi pessoal!

Uma coisa que sempre me incomodou é o fato da imensa confusão que existe em relação aos usos feitos de termos como Acento Métrico, Síncope, Contra-tempo, Tempo Forte, Anacruse e etc.

Observo que há uma imensa confusão em relação a esses conceitos. Mas o pior de tudo é ouvir músicos (práticos) e "entendidos em música" cometerem verdadeiras aberrações quando tentam usar ou explicar esses conceitos. A meu ver, isso se dá, porque alguns músicos baseiam seus conceitos sobre o assunto em meros "achismo" ou apenas repetem um bordão que já foi lhe ensinado errado.

Por desencargo de consciência resolvi fazer uma pequena série de quatro postagens sobre esses assuntos. Tentarei apresentar tudo de forma simples e rápida.

Nessas postagem vou utilizar como base alguns textos teóricos (para ninguém falar de achismo!) de fácil acesso e amplamente aceitos e utilizados tanto em escolas de música quando em cursos superiores. São esses textos:

Teoria Musical - Bohomil Med (4º edição);
Compêndio de teoria elementar da música - Osvaldo Lacerda;
Fraseologia Musical - Esther Scliar;
Elementos básicos da música - Roy Bennet.


Acento Métrico

Conceito: É uma intensidade atribuída a uma determinada nota (figura rítmica) numa estrutura musical (pulso ou compasso). (Med pág. 41/ Em itálico estão complementos colocados por mim).

- Quando eu acentuo (executo com mais força) uma determinada figura ou um determinado tempo numa contagem de pulso, eu estou acentuando ou destacando aquela determinada fração de tempo.

Digamos que vamos contar de 1 até 4. E nessa contagem eu darei ênfase ao número três:

1 - 2 - 3 - 4 - 1 - 2 - - 4 - 1 - 2 - - 4 - 1 - 2 - - 4

Estou acentuando o terceiro momento dentro da minha contagem! Então podemos em música dá mais enfase a determinadas frações de tempo do que a outras. Essa dinâmica concede um sentido de apoio e suspensão para a estrutura rítmica da música.

Essa ideia é extensamente aplicada na música tanto uma sentido micro (dentro de um pulso) quando no sentido macro (numa frase ou período musical).

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Antes de seguirmos gostaria de delinear dois conceitos: Pulso (tempo) e Ritmo.

Pulso: é um marcação (batida) regular que serve como referência de velocidade ou andamento da música.

Ritmo: é distribuição temporal ordenada dos sons dentro da música, ele é o componente central da música. Sem ele não existe noção de estrutura musical. Para que essa ordenação dentro de tempo seja facilmente compreendida devemos ocorrer a uma referência, o pulso (ou tempo). 

O ritmo numa escala micro é uma forma de fracionar a duração de um pulso em partes menores. Mas ao mesmo tempo ele pode se expandir sobre a duração de vários pulsos.

Definir o que é o ritmo é algo complexo. Pois dentro da música ele atua em diferentes dimensões. Sua influência vai além do movimento e e articulação das durações. O ritmo interfere em elementos que muitas vezes não lhe são associados na música, tal como a harmonia (mais isso é uma discussão para outra publicação.     

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Acentuação num contexto micro (tempos e compassos)

Dentro de um pulso (tempo) temos uma subdivisão regida pela acentuação. Chamamos de Parte Forte do Pulso ou do Tempo o momento do "ataque", ou seja, quando começamos a contar (também chamado de Apoio ou Tesis). E uma Parte Fraca do Tempo  (também chamada de Suspensão ou Arsis) que é o intervalo de temporal entre cada "ataque" da Parte Forte.

Figura 1

Na figura 1 temos uma contagem simples de dois tempos. Sendo cada tempo ou pulso dividido em duas parte uma mais forte e outra fraca. Quando estamos aprendendo a contagem de tempo é muito comum fazermos o exercício de denotar para as partes fortes um número e para as partes fracas a letra "e".

Esse mesma ideia é expandida para estruturas maiores como os compassos. O compasso é uma divisão de um trecho musical em um série regular de acentuações e durações. 

Dentro de um compassos temos os Tempos Fortes e os Tempos Fracos


Figura 2
Na figura 2 temos um compasso binário onde a divisão de tempos fortes e fracos é bem clara. O primeiro tempo é sempre acentuado, por esse motivo ele se destaca e concede uma sensação de regularidade a compasso.

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A acentuação também é utilizada para criar fórmulas compassos irregulares. Mas esse também é assunto para uma outra postagem! 

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De acordo com Osvaldo Lacerda podemos seguir o seguinte raciocínio (pág. 19 tópico 36) para organizar as divisões métricas baseadas na acentuação:

  • Os tempos ou pulsos são divididos em Partes Fortes e Partes Fracas. 
  • Os compassos podem ser divididos em Tempos Fortes e Tempos Fracos.

Figura 3

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Para ninguém dizer que deixei passar. O Lacerda também se refere a uma acentuação "meio-forte". Que aparace em compassos como o quartenário, onde o terceiro tempo também é visto como um apoio de menor intensidade que o primeiro tempo.

figura 4
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Para finalizar, três exemplo para analise

figura 5

No exemplo A, temos uma pausa sobre a Parte Forte do primeiro tempo do compasso. E nesse caso apenas a Parte Fraca do primeiro tempo é executada. Todos os outros tempos do compasso são executados a partir de suas Partes Fortes.

No exemplo B, ocorre com o segundo Tempo do Compasso o mesmo que ocorreu com o primeiro tempo do exemplo A. O Tempo Forte do compasso (o 1º) e o Tempo Meio-forte do compasso ( o 3º) são executados a partir de suas Parte Fortes. Já o Quarto Tempo não apresentada som, ele apenas é contado.

No exemplo C, os tempos 1 e 4 do compasso não são tocados apenas contados. O tempo 2 é tocado a partir de sua Parte Forte e o tempo 3 tem apenas sua Parte Fraca tocada.

Conclusão... Por Enquanto.    

Bem, como vocês viram não me aprofundei muito, apenas tentei pontuar de forma simples e objetiva o conceitos básicos de acentuação. Em seguida apresentei de como essa acentuação é importante para delimitar as estruturas básicas do ritmo musical. Na próxima postagem vou abordar o conceito de Sincope ou Sincopa. 


Links para Artigos que desenvolvem o assunto:



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