domingo, 2 de abril de 2017

A Viola Caipira

Aqui você vai encontrar anotações sobre gêneros folclóricos brasileiros. Não são "estudos", só anotações rápidas. O conteúdo dessa postagem eu organizei/elaborei por causa da carência de material para ministrar aulas (interessantes) de música para turmas "mais velhas" em colégios Se alguém tive informações interessantes colabore nos comentários! Valeu!!

A viola é um símbolo do Brasil rural. Em todos os cantos, seu jeito próprio de tocar o instrumento criou ritmos musicais dos mais variados: moda de viola, cururu, catira calango, fandango...Pandeiro, rabeca, violão e sanfona são instrumentos que completam a “orquestra rural brasileira”. Juntos ou separados, Eles animam qualquer  baile ou festa do interior. Fonte: Ritmos Brasileiros - Ricardo Elia. Pág 80.

Viola caipira é o ícone da cultura rural musical brasileira. 


Sua imensa popularidade, principalmente no interior do Brasil, faz dela não só um patrimônio como também um dos grandes veículos da expressão cultural e folclórica do nosso povo.


almeidajuniorvioleiro.jpg
Violeiro - José Ferraz de Almeida Jr. (1899)

Sua origem está ligada as violas portuguesas que, por sua vez, como a maioria dos instrumentos europeus descendem do Oud árabe.  As violas portuguesas chegaram ao Brasil com os jesuítas e colonos portugueses. O instrumento se espalhou pelas diversas regiões do país. 

Os jesuítas usaram a música como uma das principais ferramentas na catequese dos povos indígenas. A viola foi um dos principais instrumentos musicais nessa empreitada.

 A Viola recebe diferentes denominações no interior do Brasil: viola de pinho, viola caipira, viola sertaneja, viola de arame, viola nordestina, viola cabocla, viola cantadeira, viola de dez cordas, viola chorosa, viola de queluz, viola serena, viola brasileira.

Oud
Viola Portuguesa
Viola Caipira
Viola Dinâmica
zoom-1398_93_img.jpg
Viola Cinturada
Viola Cocho




A viola caipira apresenta um formato semelhante ao violão. Porém difere nas proporções do corpo e na disposição e quantidade das cordas das cordas.
As cordas da viola seguem a seguinte disposição: 10 cordas, divididas em 5 pares.
Os dois pares (1 e 2) mais agudos são afinados na mesma nota e mesma altura. Já os demais pares (3, 4 e 5) também são afinados na mesma nota, contudo a corda de cima do par é afinada uma oitava mais grave que a debaixo. Estes pares de cordas são tocados sempre juntos, como se fossem uma só corda.


Uma das características marcantes da viola é sua variedade de afinações. Cada afinação depende da região e do tipo de música a ser tocado.

14.jpg

Expressões poéticas da viola 

A moda de viola é a principal forma da canção rural brasileira. Ela se apresenta em vários formatos e ritmos: toadas, cantigas, viras, canas-verdes, valsinhas, declamações e modinhas. A moda de viola tem uma origem antiga e une diferentes tradições culturais árabes, africanas e medievais europeias. A palavra moda era usada no português antigo, para aglutinar a ideia de canto, melodia ou música. No Brasil essa palavra passou a designar um tipo de canção rural. 

 Nas regiões centro-oeste e sudeste, as modas de viola são previamente escritas e decoradas. No Nordeste, os cantadores cantam de improviso, o chamado repente. 

 Exemplo: 

Chora Viola - Tião Carreiro e Pardinho


Riff
Eu não caio do cavalo nem do burro e nem do galho
Ganho dinheiro cantando a viola é meu trabalho
No lugar que tem sêca, eu de sêde lá não caio
Levanto de madrugada e bebo o pingo de orvalho
Chora viola -Riff
Não como gato por lebre, não compro cipó por laço
Eu não durmo de botina não dou beijos sem abraço
Fiz um ponto lá na mata caprichei e dei um nó
Meus amigos eu ajudo, inimigo eu tenho dó
Chora viola - Riff
A lua é dona da noite o sol é dono do dia
Admiro as mulheres que gostam de cantorias
Mato a onça e bebo o sangue, furo a terra e tiro o ouro
Quem sabe aguentar saudade não aguenta desaforo
Chora viola - Riff
Eu ando de pé no chão piso por cima da brasa
Quem não gosta de viola que não ponha o pé lá em casa
A viola está tinindo, o cantador tá de pé
Quem não gosta de viola, brasileiro bom não é
Chora viola - Riff

Lendas e mitos
A afinação Cebolão recebeu esse nome, pois se acreditava as mulheres se emociona ao ouvi-la, como quem corta cebola. A afinação Rio Abaixo está ligada a lenda de que o Diabo costumava descer os rios tocando viola nessa afinação e, com ela, seduzindo as moças e as carregando rio abaixo. Diz-se que violeiro que utiliza esta afinação pode estar enfeitiçado ou ter feito pacto com o demônio. Acredita-se que a arte de tocar viola é um dom divino e que poucos tem esse bom para se tornar uma bom violeiro. Porém, existe o mito popular que alguns podem adquirir habilidade para ser um bom violeiro através de sortilégios mágicos como como simpatia da cobra-coral. Outro modo seria fazer rezas no túmulo de algum antigo violeiro na sexta-feira da paixão. Ou através de um pacto Diabólico para aprender a tocar viola. Em certas regiões, por tradição, as violas carregam pequenos chocalhos feitos de guizo de cascavel, segundo a crença popular esse objetos te poder de proteção para a viola e para o violeiro.

maxresdefault.jpg

Nenhum comentário:

Música Barroca instrumental.

Vou nesse texto falar de forma genérica de aspectos da música instrumental do Período Barroco sem me deter a especificidades ou ao rigor de ...